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O amor está no ar, não é mesmo?! Nesta época do ano o mais comum é andar pelas ruas e ver vitrines enfeitadas com corações, cores vermelhas e tudo que faz referência ao amor. Claro, estamos falando do dia dos namorados, comemorado no dia 12 de junho.

Mas e o comércio eletrônico? Como reage a data comemorativa que está entre as três primeiras mais lucrativas do ano?

Só para entendermos o potencial da data, o dia dos namorados no último ano movimentou R$ 1,77 bilhões, registrando um crescimento de 4% no comércio eletrônico, segundo informações do Webshoppers, estudo divulgado pela E-Bit Nielsen, empresa referência em informações sobre o comércio eletrônico.
E para que seu e-commerce faça sucesso e venda ainda mais nesta data deixaremos algumas dicas que vão alavancar seu comércio eletrônico.

1. Prepare o ambiente
Entre no clima. É importante que seu lead se sinta envolvido com sua loja virtual, ou seja, que ele se “sinta em casa” ao acessar sua plataforma. Que o conteúdo textual e visual esteja adequado ao tema e faça com que seu visitante se sinta confiante em encontrar o que procura.
Também é necessário que toda a plataforma esteja funcionando de forma eficiente e sem “bugs”, principalmente o checkout da loja. Teste todas as ferramentas para evitar quedas.

2. Produza conteúdo para gerar conversão
Produza conteúdos românticos, mas que sejam úteis. Lembre-se que as pessoas irão presentear umas às outras, portanto, na hora de pensar na maneira de se comunicar com o seu público, a informação deve ser simples, direta e fácil de ser entendida
Lembre-se que muitas pessoas não sabem por onde começar e por isso utilizam os buscadores para ter ideias ou até mesmo encontrar produtos específicos. Produzir conteúdo que apareça nos resultados de busca como solução do problema do cliente é essencial para que seu e-commerce seja visto. Se eu quero comprar uma aliança, por exemplo, e não sei por onde começar, com certeza pesquisarei no Google: “aliança de compromisso em prata”. Os resultados trazem diversas opções de alianças em prata de R$50 a R$200 reais, algum desse produtos irá chamar atenção. Assim, a chance de que se converta um cliente é muito mais alta por trazer características do produto que soluciona o problema, sanar uma dúvida que está ocorrendo com aquele lead.

3. Utilize campanhas pagas
Uma forma de engajar seu e-commerce é utilizar as campanhas pagas. Você pode investir em campanhas do Google Ads e Facebook Ads, por exemplo, ter um resultado de engajamento aplicando relativamente pouco dinheiro.
Você pode segmentar seu público, definir estratégias, por exemplo, determinar público alvo por idade, estado civil, região, e assim, fazer com que sua loja apareça exatamente para quem deve aparece, utilizar palavras chaves específicas também é outra ferramenta para que sua loja virtual esteja bem posicionada nas pesquisas. Por exemplo, se você possuir uma floricultura, pode utilizar palavras chave como “flores especiais para dia dos namorados”, “arranjos para dia dos namorados”, “cesta matinal dia dos namorados”, uma infinidade de possibilidades. Então seja criativo.

4. Abuse das redes sociais
As redes sociais são extremamente importantes para seu e-commerce, com elas é possível estar mais próximo aos seus consumidores. Mantar o visual em harmonia com sua loja visual cria uma identificação com a marca, portanto deixe suas páginas, Facebook, Instagram, Twitter, com a cara do dia dos namorados também. Use e abuse das hashtags, elas dão engajamento para seu conteúdo. Interações diferenciadas para a data, incentivo de postagens, como podem ser caminhos para envolver as pessoas, que ficam mais suscetíveis a ampliar seus relacionamentos nessas ocasiões. A data é romântica e emocional, por isso esse é o momento de tocar seus leads com campanhas atrativas, cativantes para emocionar.

5. Realize e-mail marketing e Landing Pages promocionais
Para gerar Leads e aumentar o seu alcance, essa dica é só amor: escolha um produto ou crie um kit de produtos que os seus potenciais clientes desejam muito. Lembre-se em sempre utilizar produtos promocionais ou que sejam vinculados com as datas especiais de suas campanhas, isso gera valor ao seu comercio. Faça um e-mail marketing com essas promoções imperdíveis e encaminhe para sua lista de contatos já cadastrados. Você pode oferecer diferentes produtos para diferentes personas, com descontos especiais, promoções exclusivas e outros.
Outra ferramenta importante para ter acesso a novos clientes e aumentar sua lista de contatos é criar landing pages. Além de oferecer promoções, descontos ou até mesmo sorteios para seus potenciais leads, elas te dão informações de novos visitantes do site. Criar uma interação com formulários rápidos e intuitivos, compartilhar o link em redes sociais, são ações para integrar seu novo potencial cliente a sua loja virtual com benefícios especiais e ainda tê-lo em sua agenda para criar vínculo em outras ocasiões, a fim de proporcionar uma boa experiencia com sua marca.

6. Faça contato de fidelização do seu cliente
E para finalizar, todo mundo gosta de receber aquela atenção especial, principalmente quando falamos de uma data tão emotiva e carinhosa como o dia dos namorados, então não deixe de entrar em contato com seus clientes e realizar a pós-venda.
Saber se a entrega foi correta, se o produto chegou em boas condições, se fez jus ao que o seu cliente esperava, tudo para medir sua satisfação e fazê-lo se sentir especial.
Além de criar ações futuras para oferecer novos produtos e manter um bom relacionamento com seu cliente.
Para concluir é importante estar atento. Toda a preparação da sua loja virtual deve ter como foco principal o seu cliente. Ao planejar todas as suas estratégias, lembre-se que conquistar o cliente no Dia dos Namorados pode significar vendas recorrentes para o seu negócio. Então, cative o seu cliente e não o deixe escapar de forma alguma.

Gostou das dicas? É com o mesmo clima de amor do dia dos namorados que deixamos essas orientações para vocês.

Markdigx Comércio Eletrônico

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